quarta-feira, 9 de junho de 2010

Maio - Mês do Coração

A todas as escolas do ensino básico e pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira foi lançado um desafio... a decoração de um coração previamente elaborado, no qual abordariam o tema (coração fonte de vida/coração fonte de emoções).


Eis um pequeno exemplo!


No âmbito das comemorações do tema "Maio - Mês do Coração" foi realizado um concurso aberto em todos as escolas do 1º CEB e Pré-escolar.
À turma que criasse um slogan mais original sobre os cuidados a ter com o coração nas duas vertentes (fonte de vida e fonte de emoções) seria atribuído um prémio. Para além do prémio, o slogan da turma vencedora constaria nos panfletos informativos sobre os cuidados a ter com o coração, nas duas vertentes já mencionadas, a distribuir aos encarregados de educação, no dia 31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco.

Turma vencedora - 3º B

A entrega do prémio foi uma oportunidade de explorar as emoções de forma positiva. Ou seja, as crianças aprenderam a conviver com a alegria de ganhar, mas sem que isso as levasse a menosprezar os outros slogans criados. É importante ganhar, mas o mais importante é participar!

Eis as caixinhas que foram distribuídas! O que estará lá dentro?


Olhem a surpresa que estava lá dentro!...
Um porta-chaves com o slogan vencedor. Este pretende acolher a chave para uma vida mais saudável e feliz!
"Coração bem cuidado, tempo de vida aumentado!"


Com o objectivo de reconhecer as emoções foi realizado o jogo "Caixa de Emoções". As crianças tomaram consciência e exploraram vários tipos de emoções: feliz, zangado, triste e assustado, de forma a conviver e ultrapassar as emoções negativas. A cada turma foi atribuído uma emoção para ser explorada, com qual posteriormente criariam um pequeno poema.



Vamos dar uma espreitadela e ver o que aconteceu!







Sem comentários: